Spirulina emagrece? Indicações + 7 benefícios

Também conhecida como “alga azul” a Spirulina é uma planta incrível que vem chamando muito a atenção por conta dos seus benefícios, principalmente para aqueles que querem emagrecer!

Não é atoa que a Organização Mundial de Saúde (OMS) reconheceu a Spirulina como o “alimento do milênio” devido à sua riqueza nutricional, incluindo proteínas, aminoácidos, minerais, vitaminas do complexo B, ferro e antioxidantes.

Por este motivo, desenvolvemos este conteúdo par ate mostrar e responder se a Spirulina emagrece e apresentar todos os benefícios dessa substância. Além disso, daremos também algumas indicações que pouquíssimas pessoas conhecem e que vão te ajudar a emagrecer de maneira saudável!

A Spirulina ajuda a emagrecer?

A Spirulina é uma cianobactéria extremamente poderosa e que está sendo usada em muitos suplementos e emagrecedores para auxiliar o organismo a perder peso . Entretanto é muito importante deixar claro que essa planta não atua diretamente na queima de gordura.

A Spirulina consegue aumentar a saciedade, promover efeito desintoxicantes e auxiliar na modulação da microbiota intestinal, o que favorece diretamente o processo de emagrecimento de um individuo.

Portanto, ao combinar uma dieta saudável, uma rotina de exercícios e a Spirulina você vai atingir resultados incríveis em pouco tempo! Porém, além de ajudar no emagrecimento a Spirulina também tem outros benefícios únicos que melhoram a saúde e a qualidade de vida de maneira geral.

7 Benefícios da Spirulina

Essas cianobactérias não são comuns. Elas podem ter apenas uma célula ou formar filamentos. Além disso, eles contém clorofila, um pigmento que torna as plantas verdes.

A clorofila é a chave da fotossíntese das cianobactérias. Isso significa que eles podem usar a luz do sol para produzir sua própria comida.

Uma coisa incrível é que a spirulina está entre os que são responsáveis pela produção de oxigênio em nosso ar. É como se fossem verdadeiras fábricas de oxigênio naturais.

1. Preveni a anemia

O ferro é o mineral responsável pela produção de hemoglobina, um componente dos glóbulos vermelhos do sangue. Sem ferro o suficiente, os glóbulos vermelhos não conseguem transportar a quantidade necessária de oxigênio para os tecidos do corpo, o que pode levar o individuo a ter anemia.

Um dos alimentos mais utilizados para repor o ferro do organismo é o espinafre, que tem somente metade da quantidade que a Spirulina possui! Assim, a Spirulina começou a ser utilizada tanto para o tratamento quanto para a prevenção de indivíduos com anemia.

2. Redução do colesterol e dos triglicerídeos

De acordo com médicos e nutricionistas a Spirulina é capaz de reduzir os níveis de colesterol e dos triglicerídeos por conta de alguns compostos que inibem a enzima lipase pancreática. Assim, a Spirulina auxilia na diminuindo da absorção de gordura do organismo, ajudando na prevenção de problemas no coração por exemplo.

3. Ajuda o tratamento de diabetes

Segundo uma meta-análise que foi publicada na revista Phytotherapy Research (uma revista científica mensal revisada por pares que publica artigos de pesquisa originais, comunicações curtas, revisões e cartas sobre pesquisa de plantas medicinais) os suplementos que possuem Spirulina melhoram  os níveis de glicose do sangue, ajudando diretamente no controle e prevenção de diabetes.

4. Ganho de Massa Muscular

A riqueza de proteínas na Spirulina, incluindo todos os aminoácidos essenciais, a torna um suporte potencial para o crescimento e manutenção da massa muscular, além de ajudar no desempenho durante os treinos.

É interessante destacar que hoje muitos veganos e vegetarianos já usam a Spirulina como fonte substituta da proteína de origem animal, mantendo as mesmas características e benefícios.

5. Efeito Desintoxicante do Organismo

A Spirulina possui diversas fibras solúveis e insolúveis que ajudam diretamente na eliminação das toxinas presentes no nosso organismo, gerando um efeito desintoxicante no individuo.

6. Modulação da Microbiota Intestinal

Muitas pessoas não sabem mas a modulação da microbiota intestinal tem ligação com a queima de gordura e perda de peso do organismo. Dessa maneira, a Spirulina aumenta a diversidade de microrganismos no intestino, melhorando a sua flora intestinal e ajudando no processo de emagrecimento.

7. Ação anti-inflamátoria

Por ser um planta rica em nutrientes e antioxidantes, a Spirulina é capaz de auxiliar na otimização do processos inflamatórios do corpo, prevenir doenças degenerativas e favorecer a saúde da pele, cabelos e unhas!

Benefícios bônus

Além de todos esses benefícios que explicamos anteriormente, a Spirulina também aumenta a produção da vitamina B6, o que gera uma energia extra para o seu dia a dia agitado e cheio de tarefas.

Como devo ingerir a Spirulina?

A Spirulina pode ser facilmente encontrada em suplementos alimentares em pó ou cápsulas. Entretanto é de extrema importância que você procure e siga as orientações de um nutricionista ou médico para começar a ingerir o suplemento com Spirulina.

De maneira geral é indicado o uso de 500mg a 3g de suplemento alguns minutos antes das duas principais refeições do dia. Vale pontuar que caso você ingira mais do que 3g por dia é possível que surjam desconfortos intestinais ou alergia.

Contraindicações

O consumo de spirulina pode levar a sintomas como náuseas, vômitos e/ou diarreia e, em situações menos comuns, desencadear reações alérgicas. É de suma importância aderir às doses recomendadas deste suplemento, a fim de minimizar potenciais efeitos secundários adversos.

Indivíduos com fenilcetonúria devem evitar o consumo de spirulina, pois esta apresenta níveis elevados de fenilalanina, um aminoácido que pode ser problemático para esse grupo. Além disso, a utilização desse suplemento não é aconselhada durante a gravidez, período de amamentação e por crianças, uma vez que os seus efeitos nestes grupos não foram suficientemente esclarecidos e testados.

Conclusão

Em conclusão, a spirulina apresenta-se como um superalimento promissor, despertando considerável interesse no contexto do emagrecimento e da promoção da saúde. Embora mais pesquisas sejam necessárias para compreender completamente os mecanismos subjacentes ao seu potencial emagrecedor, suas propriedades nutricionais e benefícios para a saúde são inegáveis.

Com uma rica concentração de nutrientes essenciais, proteínas de alta qualidade e compostos bioativos, a spirulina não apenas oferece suporte ao processo de emagrecimento, mas também pode contribuir para a melhoria da função metabólica, do sistema imunológico e da saúde cardiovascular como um todo.

Ricardo Santos

Olá, Meu nome é Dr. Ricardo Santos. Sou especializado em nutrição esportiva há mais de 20 anos. Formado pela Universidade Paulista, com registro no CRN-3 nº: 56798. Também pode me encontrar no twitter.

Post navigation